02 . 12 . 2017 - 08 : 00

Qualificação para Vereadores

Vereadores participam de capacitação básica

Curso visa proporcionar uma nova visão legislativa para os representantes da Casa

Conceitos e instruções básicas para os vereadores, especialmente os que estão em sua primeira legislatura, foram repassados à Câmara de Doutor Ricardo, por meio do curso “Qualificação para Vereadores – Uma nova visão legislativa”.
Ministrada pelo gestor público Vanderlei Luiz Maróstica, a capacitação ocorreu na manhã de sábado (2) e teve duração de quatro horas. O conteúdo baseou-se na Constituição Federal de 1988, com ênfase ao que compete ao município; na Lei Orgânica da cidade, especialmente ao que compete ao Legislativo; e no Regimento Interno da Casa.
Diferenças entre legislatura, sessão legislativa e sessão plenária; definição de lei complementar, entre outros, foram alguns dos pontos abordados. Entretanto, conforme Maróstica, o ponto chave da capacitação é estimular os vereadores a fazer uma boa gestão, focada na elaboração de leis. “A principal função de um vereador é legislar, ou seja, fazer leis; e os vereadores têm um poder que, muitas vezes, desconhecem”, explica.
Em sua primeira gestão, o vereador Alberto De Mozzi destaca que essa capacitação foi de fundamental importância, e que deveria ter sido realizada no início do ano. “Começamos uma gestão aprendendo no dia-a-dia, e esse curso contribuiu para esclarecer muitos pontos que contribuirão para que o próximo ano legislativo seja ainda melhor”, completa.
O presidente da Casa, Nédio Dadalt, está em seu quarto mandato e destaca que, mesmo com toda essa trajetória no Legislativo, o curso contribuiu para o aprendizado e sobre o funcionamento da Câmara. “Sempre temos algo a aprender; e enxergar nossa função com uma visão diferenciada reforça nosso compromisso com a comunidade.”
Além de vereadores, o curso contou com a inscrição de estudantes, de servidores públicos municipais e outros profissionais interessados na carreira pública. O investimento foi realizado pelo Poder Legislativo, oferecendo inscrição gratuita aos interessados.

Nédio Caetano Dadalt
PRESIDENTE