09 . 03 . 2018 - 12 : 00

Sessão Solene em Homenagem a deputada federal Yeda Crusius

Na sexta-feira, 9 de fevereiro, a deputada federal Yeda Crusius visitou a Terra do Filó. Ao meio dia, o executivo e o legislativo prestaram homenagem em Sessão Solene no auditório da Prefeitura Municipal. Após o almoço, foi visitar as instalações da gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Vinícola Paniz. O que justificou a homenagem é a gratidão pelos relevantes serviços prestados e por acreditar no potencial de desenvolvimento da Terra do Filó.

Após a chegada da deputada federal Yeda Crusius, visitou o gabinete da prefeita e foi para o auditório, onde foi homenageada pelo Executivo e Legislativo de Doutor Ricardo. Participaram da homenagem todos os vereadores, a prefeita Catea Rolante, o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, as soberanas, direção das escolas, funcionários, prestadores de serviços, entre outras autoridades municipais e regionais.

Na homenagem, além da vida pública de realizações na vida política da deputada Yeda, foram lembradas as obras que foram executadas em Doutor Ricardo quando foi governadora do Estado, entre 2007 e 2011. Foram 29 casas populares, o asfalto até a gruta Nossa Senhora de Lourdes, viatura para a Brigada Militar, poços artesianos, redes de água entre outras obras em parceria com o governo do Estado, época em que Nilton Rolante esteve à frente do Executivo Municipal.

Após o almoço a visita foi ao monumento turístico Nossa Senhora de Lourdes, ao asfalto que liga a gruta e a visita foi encerrada na gruta. Foi a primeira vez que ela pisou no asfalto desce que a obra foi concluída, em 2010, que à época não foi realizado pelo fato de Yeda estar impedida por questões eleitorais, o mesmo acontecendo com as casas populares, lembrou o ex-prefeito Nilton.

O vereador Nedio Dadalt, o ex-prefeito Nilton Rolante, o vice prefeito Alvaro Giacobbo e o presidente do legislativo Alberto de Mozzi lembraram dos feitos para Doutor Ricardo da deputada federal e de quando foi governadora, zerando o déficit do Estado e realizando operação modelo com o banco Mundial.

A prefeita Catea agradeceu a presença em Doutor Ricardo e a hospitalidade no atendimento quando visita o gabinete em Brasília. “Como gestora acredito que estamos fazendo o possível na busca do desenvolvimento. Que bom te receber na Terra do Filó. Muito obrigado pelo que já fez e pelos sonhos que estamos construindo juntas. Sonhamos sim com a possibilidade da construção de um mirante na gruta, nosso principal atrativo turístico. Trabalhamos visando o bem-estar de nossa comunidade e contamos com a deputada. Sabemos da sus história, da trajetória e de seu trabalho. Vamos continuar a divulgar o teu trabalho para estar na história de Doutor Ricardo” A prefeita lembrou também dos filós e a importância para o município e já convidou a homenageada para estar presente no dia 25 de maio.

A deputada federal Yeda Crusius, homenageada, lembrou dos tempos de governadora, do reconhecimento que o tempo vem se encarregando de fazer em relação aos trabalhos prestados na política. “Sempre me surpreendo quando o que é humano acompanha o cotidiano da nossa vida política que as vezes parece tão distante, tão negativo. Esta onda de reconhecimento só o tempo é capaz de fazer. A vida tem tudo a nos oferecer e temos que ser capaz de surfar na onda e buscar o que é bom. Sou muito grata pelas palavras, pelo reconhecimento. Quem tem muito a agradecer sou eu. Não são todos que fazem uma homenagem igual a esta. Doutor Ricardo passa a ser parte desse momento importante, desse bálsamo para mim, do reconhecimento pelos bens feitos, porque governar não é fácil e o tempo ensinou a população a aprender a reconhecer. O poder passa, é uma circunstância e o que fica é a mensagem desta linda placa, são as flores, as mensagens. Agradeço pela Sessão Solene. Estarei no Filó em maio e espero ganhar uma “Trilha do Filó” e depois, mais tarde, vocês vão ver o blazer que vou fazer e andar com ele Brasil afora divulgando a Terra do Filó”. Sobre o mirante que está sendo pleiteando junto à deputada, Yeda falou que “vamos trazer para Doutor Ricardo alguns recursos a mais. Esta beleza que a natureza nos dá, quem vive aqui tudo bem, mas aqueles que vêm visitar esta gruta, a prefeita me ensinou a importância do mirante, se tivesse um mirante, as pessoas mirariam um vale. Levo hoje uma recordação muito especial”.

Autor: Margarete